ação humanitária

VÍDEO: militares de Santa Maria retornam de missão para combate à Covid-19

18.303

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação (Major Tássio Oliveira/Comunicação Social da 3º Região Militar)
Tenente Thaís (à direita) é santa-mariense e participou da missão

No final da tarde de domingo, desembarcou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a enfermeira do Hospital Geral do Exército (HGe) de Santa Maria, tenente Thaís Fioravante Silveira. Depois de 20 dias em missão em Macapá (AP) no Norte do país, ela e outras quatro militares da área da saúde da 3º Região Militar do Exército, cuja jurisdição compreende o Estado do Rio Grande do Sul, foram recebidas com homenagens na capital gaúcha. A comitiva treinou cerca de 100 profissionais do Hospital Universitário de Macapá, inaugurado em 5 de junho, que vão atuar na linha de frente da pandemia do novo coronavírus. A tenente Nastassja Stine Mendes de Souza, médica que também atua no HGe em Santa Maria, fez parte da ação voluntária, mas havia retornado antes. 


De acordo com o Major Tássio Oliveira, da Comunicação Social da 3º Região Militar, a seleção teve como principal critério a voluntariedade. O trabalho é uma iniciativa do Ministério da Defesa para auxiliar no combate à doença por meio da cooperação de militares da Marinha, Exército e Aeronáutica. O Estado do Amapá enfrenta uma situação crítica. Conforme o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o Amapá tem a maior incidência do vírus, com 2.550,9 infectados a cada 100 mil habitantes. A média no país é de incidência de 508 casos por 100 mil habitantes. 

Os militares chegaram no Norte na data de inauguração do hospital e ajudaram inicialmente na assistência aos pacientes com covid-19. Depois, atuaram na educação continuada dos profissionais com palestras de atualização. Um dos focos do treinamento era a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs). 

- O uso correto de EPIs nessas situações é um exemplo de procedimento que demos bastante ênfase, uma vez que já há estudos que comprovam que a maior parte da contaminação dos profissionais é na desparamentação - explica a tenente Thaís. 

Planos de Saúde deverão cobrir teste que detecta anticorpos da Covid-19

Natural de Santa Maria e formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a tenente Thaís já havia integrado o 6º contingente da Operação Acolhida no Estado de Roraima, para receber venezuelanos refugiados. Ela ficou quatro meses na capital Boa Vista no ano passado, e fala da satisfação em fazer parte das ações humanitárias: 

- Estávamos passando por toda a situação estressante que naturalmente o atendimento ao paciente com covid traz, mas tínhamos uns aos outros e nos apoiávamos muito. Da mesma forma que nossos superiores, mesmo que de longe, também foram incansáveis no suporte da equipe que estava lá. Ademais, o sentimento de poder ajudar a população em um outro estado do outro lado do Brasil nesse momento tão crítico que o país passa, é algo que vai ficar marcado na memória de cada militar que esteve nessa missão. 

Lauduz Covid-19 distribui doações em lares de idosos de Santa Maria

As profissionais ficarão em quarentena e, entre o sétimo e o décimo dia do retorno, serão testadas para a covid-19, para que possam retornar para as suas atividades. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: Santa Maria ultrapassa média de chuva em junho Anterior

VÍDEO: Santa Maria ultrapassa média de chuva em junho

Próximo

VÍDEO: após quase três décadas, casas da Nova Santa Marta começam a ser regularizadas

Geral